Qual é ''o melhor regime tributário'' de todos os tempos? O blog ''por que empresário?'' descobriu.


Por Suzana Santos, Publicado em  19.out.2023


       Dependendo do Regime Tributário escolhido o Empresário passa a pagar menos impostos, usando uma análise tributária do que deve ser feito. Entenda.


Todos os anos o empresário opta por um tipo de tributação, com o pagamento da primeira guia do ano a Receita Federal entende qual regime o empresário optou, não existe ''o melhor'' regime tributário a ser seguido pelo empresário, a sua decisão deve depender do momento atual que a empresa está.
       
Lucro real é a modalidade que pode ser exercida por qualquer empresa, porém tem como desvantagem o maior custo operacional, porque deve-se apurar várias obrigações, ou seja, recolhimentos de tributos diferentes em apartado. 

Lucro presumido simplifica a vida do empresário, porque se submete as margens de lucro do Estado e este arbitra a margem tributária que deve ser recolhida, exemplificando prestadoras de serviços pode ter uma margem de recolhimento tributário de até 32 por cento.
            
Vantagem desse regime é a simplificação das obrigações acessórias, e a desvantagem é que se uma empresa do lucro presumido teve prejuízos continuará com a presunção de que teve lucros, ou seja, pagará Imposto de renda sempre, pois quitará  a dívida com o cálculo que a Receita Federal presumiu que a empresa tinha.

Simples Nacional, simplifica sua vida, porque o empresário pagará uma única alíquota sobre vários impostos, também terá como vantagem o recolhimento de uma única guia de impostos a pagar. Desvantagens, Não terá direito a muitos benefícios fiscais concedidos aos outros regimes como recuperação de crédito tributário.
             
Quer dizer: Não existe '' o melhor regime tributário'', porque cada empresa tem suas necessidades tributárias e uma infinidade de oportunidades. E se analisar sua empresa com cautela ela poderá se transformar em uma empresa mais lucrativa.

 
               


 

Comentários